A “Gestão de Pessoas” é um dos processos que mais sofre com os impactos das mudanças econômicas e sociais nos últimos anos. Esse processo é formado por um contexto complexo que envolve o ambiente de empresa, colaboradores, necessidades do mercado (atuais e futuras) e objetivos estratégicos empresariais.
Há uma relação muito sensível entre os profissionais, a empresa e o mercado, e que que muda constantemente. Desta forma, efetuar uma gestão efetiva dos profissionais da empresa é vital para que as os colaboradores mantenham-se motivados, aumentando suas competências, melhorando seus processos e, consequentemente, subindo a qualidade e rentabilidade dos produtos e serviços oferecidos.
Desta forma, desenvolver novas competências, habilidades e atitudes, nos dias atuais, é obrigatório para que as empresas permaneçam competitivas e evoluam com segurança.
Abaixo temos um esquema básico da Metodologia de Gestão de Pessoas da Melo & Associados:,
Essa metodologia engloba a integração da estrutura organizacional ideal com os processos internos, formas de comunicação com os colaboradores, critérios de avaliação de performance e desenvolvimento de pessoal, acarretando um grande potencial de sustentação ao Planejamento Estratégico e às metas definidas no curto, médio e longo prazo.
A “Gestão de Pessoas” visa trabalhar fortemente os seguintes aspectos empresariais:
1. “Estrutura Organizacional“, onde definimos a forma que a empresa irá se organizar para promover um ambiente que possibilitará o perfeito trânsito dos processos empresariais. Isso facilitará a integração dos colaboradores e seus gestores para a conquista dos objetivos estratégicos.
2. “Cargos e Salários”, que define as necessidades dos profissionais e suas respectivas funções de acordo com a Estrutura Organizacional definida. A Política de Cargos e Salários é totalmente alinhada ao Planejamento Estratégico e facilita a visão de cada colaborador em seu Planejamento de Carreira.
3. “Desenvolvimento de Competências”, é um dos processos mais importantes da empresa.
Sem um processo de Desenvolvimento de Competências a empresa está fadada ao fracasso, pois fica impossibilitada de se preparar para atender as mudanças que o mercado exige ao longo do tempo. Alinhado ao Planejamento Estratégico, o Desenvolvimento de Competências visa a construção de um ambiente favorável aos profissionais para a busca das competências futuras necessárias.
4. “Avaliação de Desempenho e Meritocracia“, esta metodologia da Melo & Associados estabelece as diretrizes para a execução de Avaliação de Desempenho Individual e pretende medir a eficiência e a produtividade dos colaboradores, com finalidade única de alimentar a Política de “Meritocracia” da empresa.
5. “Ética e Conduta”,é um instrumento que expressa o compromisso comportamental para a realização da missão e visão da empresa, definido no “Planejamento Estratégico”. Segundo a Melo & Associados a conquista de resultados, prêmios e promoções, por parte dos colaboradores, deve ter um trajeto limpo, ser de forma adequada, sem prejudicar outros profissionais da empresa, prestadores, clientes ou fornecedores.