A Gestão Estratégica é uma metodologia da Melo & Associados para desenvolver, alinhar e comunicar todos os objetivos e metas da empresa visando a melhoria na performance.
Essa metodologia visa uma perfeita integração das áreas da empresa buscando aumentar a competitividade mercadológica, eficiência administrativa e excelência nos processos e procedimentos, atuando as seguintes frentes:
1. “Planejamento Estratégico“, onde são definidos os aspectos de Missão, Visão e Valores da empresa com o desenvolvimento dos objetivos estratégicos e suas ações nos níveis táticos e operacionais dentro das visões financeiras, comerciais, de desenvolvimento de pessoas e processos internos.
2. “Estratégia Comercial”, que assume as necessidades de crescimento definidas no Planejamento Estratégico e define as ações comerciais através de estudos profundos de mercado, processos de comunicação e prospecção, modelagem de propostas comerciais e formalização de contratos. A Estratégia Comercial passa pela avaliação dos processos voltados ao Setor Público (Licitações) e Setor Privado.
3. “Planejamento Orçamentário”, totalmente integrado como Planejamento Estratégico, definirá a base anual para as linhas de receitas, custo e despesas, segmentado por Centro de Custos e Centros de Resultado, também levará em consideração as projeções de crescimento orgânico e vegetativo da empresa.
4. “Gestão Financeira”, alinhada com o Planejamento Estratégico, onde são definidas ações para fortalecer as finanças e o caixa da empresa, buscando uma estruturação financeira e implementando um novo modelo de gestão financeira.
5. “Estratégia de Compras”define claramente os princípios e políticas de compras, as abordagens e linhas de negociação com objetivo de focar os esforços dos compradores (“mix de compras”), o modo de funcionamento (interno e externo) da área de compras, as técnicas e ferramentas para um bom resultado (custo x qualidade).
Com a Estratégia de Compras será possível antecipar necessidades, oferecendo à empresa ganhos nos custos e forte melhoria no tempo de resposta.
6. “Modelo de Custos”, que será definido para atender as questões de competitividade da empresa, enumerando e detalhando as origens dos custos dos produtos e serviços que por sua vez possibilitarão um forte trabalho de Redução de Custos, melhorando as Estratégias de Preços e/ou lucratividade da empresa.
7. “Estratégia de Preços”, alinhada a Estratégia Comercial e Modelo de Custos, a Estratégia de Preços definirá:
- Mapeamento das forças externas não controláveis;
- Configuração do ambiente da Indústria e seus competidores;
- Avaliação e Projeção da demanda de mercado e do produto;
- Projeção das vendas esperadas (Plano Mestre de Vendas);
- Formalização das políticas comerciais;
- Formalização das estratégias funcionais da empresa;
- Projeção da estrutura de custos e despesas da empresa;
- Avaliação de preços de mercado e configuração de preço referencial mais adequado;
- Apuração do capital investido no negócio e do respectivo custo de oportunidade;
- Avaliação Geral das políticas de preços com a demonstração do resultado econômico;
- Adequação do preço referencial às condições de comercialização da Empresa.
8. “Gestão de Resultados”, utilizando técnicas de padronização e adequação dos indicadores de performance da empresa, possibilitará aos gestores, por meio de reuniões periódicas, um total controle e avaliação dos resultados da empresa. A análise de resultados é determinada nos níveis Operacionais, Administrativos, Qualidade Gerencial (satisfação dos acionistas) e Qualidade em Serviço/Produto (satisfação dos clientes).